Com quase cinquenta mil espécies vegetais – das quais mais da metade são endêmicas, ou seja, só existem naturalmente aqui – a flora brasileira é uma das mais diversas e ricas do mundo. Dados como estes fazem parte da maior e mais completa biblioteca virtual de botânica do país, o Flora do Brasil 2020, elaborado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Ao longo de 12 anos, essas dezenas de milhares de espécies de plantas, algas e fungos nativos foram catalogadas por cientistas brasileiros e estrangeiros com o intuíto de compor uma biblioteca virtual aberta ao público que serve de apoio a pesquisadores do mundo todo interessados na biodiversidade da flora nacional.
Segundo informações do acervo, a Mata Atlântica é o bioma onde existe mais variedade vegetal, com 36,5% da flora brasileira, seguida pela Amazônia, que possui 27,8% das espécies, e do Cerrado, com 27,3%. Entre os biomas com menos biodiversidade estão a Caatinga, com 4.963 espécies, o Pampa, com 2.817, e o Pantanal, em que foram listadas 1.682 espécies.
Flora do Brasil é o resultado do compromisso do Brasil com a Estratégia Global para a Preservação de Plantas (GSPC), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todo o material catalogado está disponível gratuitamente ao público nesta plataforma online, útil não apenas a pesquisadores mas a qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre a flora nacional e sua imensa diversidade.